segunda-feira, 14 de junho de 2010

Correio da J



A mamã hoje recebeu um email da J.
A J. é uma amiga da mamã de há muitos anos. Não é a sua maior amiga, nem tão pouco a mais presente, acho até que nunca partilharam muitas horas de cumplicidades e segredos.
Mas não são precisas muitas horas para saber que nos sentimos bem quando temos um certo alguém por perto. A J. é uma amiga assim. Dos tempos da faculdade, que é como quem diz, dos tempos em que as maiores preocupações da mamã eram as frequências e arranjar tempo para ir beber um copo ao Bairro Alto.
Uma amiga do tempo em que a mamã e os amigos não passavam de uns miúdos cheios de sonhos, em que tudo se resolvia com um abraço, uma conversa e um cigarro à mesa do café. O Mundo parecia tão fácil e acessível.
A mamã nem sequer sabe bem explicar, mas crê que a magia que a liga à J. - e aos outros amigos desse tal tempo - passa pela simplicidade e a franqueza dos gestos que os uniam.
E mesmo que esses momentos não se repetiam agora muitas vezes, sempre que a mamã está com a J., o R. ou o A. sente-se em Paz, porque o Mundo volta a ser genuíno, repleto de caminhos certeiros e emoções transparentes.
Eu ainda não conheço a J. mas a mamã diz que ela parece uma fada. Eu cá acho que a J. é mesmo uma fada, como as das histórias que me lêem à noitinha. Daquelas que existem para nos relembrar a essência de nós, para nos dar a mão e embalar quando nos perdemos na loucura dos dias. Há pessoas que são um porto de abrigo, ao qual é bom voltar de vez em quando. Mesmo que elas nem sequer saibam disso.

1 comentário:

  1. Querida Leonor,
    epá... que dizer?
    n tenho palavras..
    se eu sou uma espécie de uma fada, a tua mãe é uma espécie de um anjo..!!! e tu então, serás um encanto de um anjinho!!!
    tens razão quando falas do que nos uniu, e do que nos mantém unidos... esse fio mágico é imperdível e muito muito comprido (vai daqui a londres.., pelo menos.!!!)
    gosto muito, mesmo muito da tua mamã, minha linda! sempre me pareceu misteriosa e poderosa, mas acessível e descomplicada ao mesmo tempo. é fácil estar com ela e falar com ela. Quando fores mais velha, a gente fala melhor sobre isso... ;-)
    devo-te uma visitinha que será paga quando o meu trabalho mo permitir (lá para o verão).
    até lá, vou lendo as tuas traquinices, assiduamente.
    muitos beijinhos para as duas e para o senhor pai!
    j

    ResponderEliminar